top of page
  • Foto do escritorG.

Filme Doze homens e uma sentença



Olá!

Eu particularmente não sou muito de assistir filmes mais antigos e com antigos eu me refiro a filmes legendados, preto e branco mas como existe um lugar magico na terra chamado trabalho para entregar, eu me propus a essa missão que foi assistir todo esse filme e fazer exatamente oque eu já faço nesse humilde blog, falar a minha opinião sem filtro e com muita licença poética. 

Pois bem, o filme de hoje que vou indicar para você como o titulo já denunciou é 12 homens e uma sentença, um filme de 1958 ganhador de alguns prêmios como Oscar de melhor filme, diretor e roteiro adaptado assim como outros prêmios como Globo de ouro.

O filme fala basicamente de 12 homens jurados que ficam em uma sala discutindo um caso para resolver se a pessoa é acusada ou inocente, sendo que se for acusada ela é morta então eles carregam uma grande responsabilidade em suas mãos mas infelizmente nem todo mundo parecia estar se importando com isso já que o réu um

rapaz de 18 aninhos porto riquenho é acusado de ter assassinado seu pai e a grande maioria acha ele culpado entretanto se uma pessoa achar ele inocente eles devem debater sobre isso.

O ponto alto fica com o protagonista interpretado pelo Henry Fonda que tem uma visão diferente dos outros como eu citei e usa seus argumentos de observação durante o filme confrontando desde as testemunhas até o assassinato entretanto mesmo no final do filme fica aquela pulguinha atrás da cabela, sera que o rapaz é realmente culpado ou não?

Cada um deles naquela sala tem uma opinião diferente sobre o acusado, seja por ele ser pobre, seja porque a maioria escolheu ou seja porque foi um crime com certa brutalidade devido a sua cultura e a sua analise critica e isso é uma das coisas mais interessantes do filme já que todos nos temos opiniões de uma mesma coisa, ou seja algo politico que estamos vivendo agora ou oque levou uma pessoa a matar a outra entretanto oque eu não gostei do filme foi o fato dele ter apenas homens, brancos e aparentemente bem sucedidos naquela sala como se outras pessoas não tivessem capacidade como mulheres e negros por exemplo, mas mesmo assim ainda é um bom filme que nos demonstra a sutil arte da observação. 


Peça de Teatro Doze homens e uma sentença

Assim como o filme foi criado a peça de teatro, uma adaptação para os teatros totalmente brasileira em 2010 que talvez seja possível encontrar ela gravada nas internet da vida.

Pelo que eu pude ver em alguns videos, essa peça adaptou bem o filme principalmente por ele ser um filme relativamente fácil de ter sido produzido, sem efeitos especiais ou algo do tipo, apenas bons argumentos e muita observação. 

Eu vou deixar um video falando mais sobre a peça de teatro ´´aqui´´ e uma reportagem da Veja São Paulo comentando um pouco sobre essa peça, espero que tenham gostado e um beijo no coração de vocês.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page