top of page
Foto do escritorG.

Pé pequeno, um filme que me fez refletir.


Eu acabei de ver o filme Pé pequeno, apesar dele ser de Setembro desse ano, eu consegui finalmente assistir e vou colocar muito spoilers aqui então se você não assistiu, vai assistir e depois volta aqui.

Quando eu vi esse filme em cartaz, meu primeiro pensando foi que era uma animação para ganhar dinheiro, com enredo vago. Não que seja uma obra prima ou algo que eu nunca tenha visto antes.

O filme transmite para quem ta assistindo seja criança ou adulto, diversas mensagens que vão além de descobrir o novo. Ele nos fala sobre se questionar, para ser mais exata, questionar a verdade e também sobre princípios, amizade e diversidade.

O enredo do filme é basicamente um Ieti, Pé grande ou até mesmo abominável homem das neves, chame como quiser, que se depara com um ser humano. A sacada do filme é a visão deles em vez dos humanos que por sua vez são vistos como os monstros.

Eles vivem em uma montanha isolada com suas regras até que um dia uma das regras é colocada a prova, de não existir humanos, quando o Migo, um dos Iets encontra um humano.

Para o Migo e os outros Iets que moram na montanha, a ignorância sempre foi algo importante, tão importante que garantia a sobrevivência deles tanto física quanto mental. Depois de viver tanto tempo com os mesmos costumes, as coisas serem tão controladas, eles acabam descobrindo que o mundo não se limita naquela montanha e abaixo dela existe o nada e é nesse ponto que eu quero chegar.

Acabar descobrindo que as coisas não são exatamente como imaginamos ou fomos criados para acreditar, que nem tudo está sobre nosso controle e as coisas podem dar erradas levam ao panico dos Iets, a mentiras, manipulação e até mesmo situações de perigo.

Os pé grande não são muito diferente dos pé pequenos e eles não são diferentes de nós, esse filme reflete de uma maneira fofa sobre como lidar com os problemas. Resiliência é a capacidade de lidar com problemas e adaptar a novas situações e é tudo isso que eles precisam aprender.

Sempre haverá situações que não são do nosso controle e é normal se sentir impotente, com medo, triste, é isso que nos fazem ser humanos.

O outro personagem, o Percy, também teve um papel muito importante na trama assim como os outros que ajudaram cada um de sua maneira, alguns já haviam se questionado sobre a verdade, outro era movido por querer novamente o sucesso e o Migo, ele era movido por uma mentira.

Como é dito no filme uma famosa frase, a ignorância é uma dadiva e também um livramento para o sofrimento e o crescimento.

Podemos tirar desse filme, é que além do entretenimento, podemos refletir sobre a vida, atitudes e o mundo. Questione o que você aprendeu, questione oque você acha errado e o que acha certo.

Espero que tenha gostado desse post, assim como eu gostei de escrever. Um beijo e xauu!

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=taymWOY_qBc

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page